Categorias
Grito Band Music Hardcore Rock SKT Skate Punk SKT News | Skateboard News

Garageband Stanka – Quanto Custa?

Garageband Stanka – Quanto Custa? Crítica social e fusão sonora definem o trabalho do grupo Stanka.

Formada em março de 2013, o grupo paulistano Stanka definiu seu nome em meio aos levantes populares ocorridos no Brasil em junho. “A ideia de batizar o projeto surgiu das nossas discussões a respeito de todas aquelas manifestações”, contam eles, que, individualmente, respondem por Xirum (vocal), Luiz Rossi (guitarra e vocal), Raoni (baixo e vocal) e Stephan (bateria).
A fusão norteia os caminhos da sonoridade do grupo. Eles enumeram influências que vão desde Rage Against The Machine e Red Hot Chili Peppers a Queen, Black Sabbath e Led Zeppelin, passando por Racionais MC’s, Charlie Brown Jr e O Rappa.
Segundo os músicos, Stanka é uma mutação combativa do verbo estancar, cujo significado, informam os dicionários, é “deter ou fazer parar o curso ou fluxo de (mormente um líquido): Estancar o sangue. Estancar a corrupção dos costumes”. “Nosso intuito é transmitir uma mensagem verdadeira que tenha por finalidade ampliar a visão de mundo”, dizem.
O resultado disso são riffs de guitarra e linhas de baixo marcantes, refrões melódicos e muito rap.

Integrantes:
Xirum – Vocal
Luiz Rossi – Guitarra e Vocal
Raoni – Baixo e Vocal
Stephan – Bateria

Por Badeco Dardenne

Nos anos 70 era surfista e andava de skate quando não tinha onda, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá. Andou em Campo Grande, mas no Barramares e no Rio Sul ficava babando. Com a Mustabí Creize, a primeira loja 100% skate, produziu o Circuito DHS Bebe Diabo, para iniciantes e amadores, em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque. Com o Mustabí Team patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim e o Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Foi o produtor e apresentador do Primeiro programa do Skate na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE (União de Skatistas e Empresários). É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Hide picture